terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O que é justiça?

Afinal, o que diabos é essa coisa que chamamos de justiça? Seria punir quem é passivel de punição? Seria educar para que esses não cometam crimes? Seria dar ao povo o que ele merece? Ou talvez, ensinar o povo a buscar seus objetivos?

Cada dia me deparo com uma situação que me deixa indignado, o tal Bolsa Familia, dito justo por parte do governo, aonde pessoas que andam por ai de vectra e carregam 50 reais em seus celulares da Vivo recebem 200 reais por mês, para ajudar nas despesas nescessárias.

E mesmo assim, quem precisa mesmo, recebe a mesma quantia, e acaba se acomodando, vivendo aquela vida mediocre para sempre, sem correr atrás de melhorias, afinal, todo mês ganha 200 reais sem ao menos um bocado de esforço.

Será que se essas pessoas fossem incentivadas ao governo a trabalhar, se ao invés de dar 200 reais, o governo matriculasse todo necessitado em um curso do senai, ou senac, e ensinasse a eles um oficio, o pais não cresceria mais, a desguildade diminuiria?

Mas será que eu, um mero estudante de engenharia, enxergo isso, enquanto um governo formado por pessoas ditas competentes, não vêem que com esse bolsa familia as coisas só estão fadadas a estagnar em uma situação irreversivel?

Além disso, têm a brilhante idéia de fazer com que uma familia com mais filhos tenha direito a mais dinheiro, assim sexo é liberado, economizam com camisinha, e ainda lucram, familias gigantes de necessitados, com 11, 12 filhos, cada um ganhando um trocado do bolsa escola.

Quando é que teremos um governo que não favorece os ricos, e não engana os pobres coitados, e sim realmente trabalha para fazer do país, um lugar melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário