sábado, 11 de julho de 2009

Filosofia de vida, você tem?!



Filosofias de vida são algo que nos guiam, acredite. Você pode acreditar que não as tem, mas implicitamente ela está tatuada em seu cérebro.

Seja uma filosofia relacionada ao amor, à religião, à vida em si. A filosofia nutre o homem.

Eu sempre guardei comigo uma filosofia chamada de Coexistência. Imagine uma palavra pequena, uma palavra simples, de poucas sílabas, mas resume toda a sua vida, todo seu modo de pensar. Eu tenho: coexistência.

Não estou induzindo, não mesmo, mas eu apenas compartilho e abro as reflexões sobre tal assunto.

Pois bem, falando mais da minha filosofia, coexistir significa "existir simultâneamente". A coexistência não se aplica aos críticos, àqueles que não conseguem enxergar a sociedade como um todo, mas separado, em castas, em níveis, em degraus. Olhar de cima para baixo, de lado, para o umbigo, isto não é coexistir. A coexistência nutre o homem ao lhe mostrar o caminho livre de qualquer tipo de preconceito e divisão. A coexistência mostra ao homem o caminho que qualquer tipo de religião teria lhe pregado.

A foto àcima, do cantor Bono Vox, aliás, um dos primeiros que me fez pensar e refletir sobre tal, une três símbolos, na seguinte ordem: Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. Existem, claro, imagens com mais símbolos de outras crenças, como o Wicca, o Taoísmo, o Budismo, Paganismo, mas enfim, centro-me nesses três, até por serem as religiões predominantes.

Mas o que mais me chama a atenção, é como uma palavra tão simples pode ser tão forte. Coexistir. Sabe, existem pessoas que a gente olha no fundo dos olhos e tem a ótima vontade de dizer: Coexista. Conheço gente assim, já disse isso para muitos. Ninguém é obrigado a gostar de todos, ninguém é obrigado a aturar o que não gosta, mas desprezar o próximo pelos prazeres do próximo, eu encaro como o cúmulo do ridículo. Cada um vive a vida que quer, cada um nutre o prazer da forma que quer. Cabe a cada um ver isto e aceitar. Cabe a cada um coexistir. Seja para namorar, seja para casar, transar... apenas coexistir.

Filosofias existem, busquem as suas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário